Como escrever um livro sem procrastinar: 10 dicas

Escrever um livro sem procrastinar, sem deixar para começar só no outro dia — aquele dia que nunca chega —  pode ser uma tarefa quase impossível para muitos, principalmente quando existem tantos artifícios ao nosso redor que nos prometem horas de entretenimento e pouco esforço mental.

No entanto, a menos que você queira contratar um Ghost-Writer para fazer todo o trabalho para você, só existe uma maneira de entregar ao mundo a história incrível que você imaginou, ou dar aquele salto na carreira com o lançamento de um livro de não-ficção voltado para a sua área de atuação, e é colocando a mão na massa!

Por isso hoje eu separei 10 dicas para você pôr em prática e nunca mais deixar de lado a produção do seu tão sonhado livro!

Mas… Se antes de mais nada você quer aprender como escrever um livro, acesse meu vídeo. Nele eu ensino, de uma vez por todas, como esquematizar toda a história e escrevê-la:

10 dicas para vencer a procrastinação ao escrever um livro

1. Responda três perguntinhas mágicas

Para vencer a procrastinação na hora de escrever um livro, arme-se de respostas-chaves, as quais irão te proteger das armadilhas do seu próprio cérebro quando ele quiser que você deixe suas tarefas para depois. Anote  suas respostas em um lugar de fácil acesso onde você possa ler todas as vezes que a procrastinação tentar te parar. Responda as perguntas:

— Por que eu quero escrever um livro?

— Como minha vida vai mudar para melhor?

— Como vou me sentir depois que eu escrever um livro?

2. Separe ao menos 15 minutos  do seu dia para escrever seu livro

É bem melhor escrever um pouco por dia do que não escrever nada, afinal, toda obra é  o resultado de um acúmulo de parágrafos, e se você escrever um pouco de cada vez, mais cedo ou mais tarde, chegará ao desfecho.

Autoavalie-se e descubra em qual momento do dia você está com mais energia mental e muito mais inspiração. Determine esse horário como sagrado para escrever. Faça disso um hábito.

3. Crie pequenas metas

Uma vez que você aprendeu em meu vídeo “Como escrever um livro” a definir os capítulos da sua história, fazendo um resumo de cada um deles antes de começar a escrever a abra propriamente dita, é hora de dividir esses mesmos capítulos em partes,  para que você tenha pequenas metas a cumprir durante a semana. Nesse sentido, você pode definir que irá escrever o início de uma cena na segunda-feira, o desenrolar do conflito na terça e o desfecho na quarta, por exemplo.

Ah! Não se esqueça de estabelecer metas alcançáveis, pois, se assim não o fizer, a frustração pode tirar toda a sua energia de continuar.

4. Defina um limite de tempo para realizar cada tarefa

Uma ótima forma de vencer a procrastinação na hora de escrever é estabelecer um tempo limite para a realização de cada pequena meta, isso fará com que você precise manter o foco!

Mais uma vez: o importante é que você seja realista,  não caia na cilada de sugerir tempos curtos demais ou até mesmo longos em exagero.

5.   Imagine antes de escrever

Não vai adiantar nada sentar diante do computador sem saber o que vai escrever, por isso imagine a cena  de sua trama, ou  todos os tópicos que tratará em seu livro de não ficção, enquanto estiver bem longe da folha em branco de Word. A criatividade pode surgir enquanto você está — simplesmente — deitado no sofá, debaixo do chuveiro ou, para os viajantes do mundo da ficção, escutando uma boa música, num lugar especial. Depois é só anotar os pontos mais importantes e correr escrever. Vai ver como isso fará uma diferença enorme!

6. Mantenha-se longe das distrações

 Uma vez que você determinou o momento para escrever seu livro, deixe bem longe tudo aquilo que pode o distrair e despertar a procrastinação. Desligue a televisão, o celular e, definitivamente, esqueça-se das redes sociais.

7.  É hora de escrever, não de pesquisar

Se no meio do caminho, enquanto escreve seu livro, perceber a necessidade de pesquisar melhor sobre o lugar em que seu personagem está inserido, costumes da época em que ele vive, ou outros temas relacionados, não pare de escrever. Na medida do possível, termine aquilo que estava desenvolvendo e só depois saia à pesquisa.  O mesmo cabe para os livros de não-ficção!

Você deve se preparar com pesquisas antes do horário que definiu para a produção textual. O simples fato de você visitar o Google pode despertar a sua procrastinação, afinal: “Há coisas muito mais interessantes por lá”, dirá o seu cérebro. 

8. Comemore todas as vezes que cumprir suas metas

Sei que é até estranho pensar, mas nosso cérebro gosta de recompensas. Quando você comemora o cumprimento de uma meta, fazendo aquilo que te dá prazer, você está mostrando ao seu cérebro que o esforço lhe traz benefícios.

9.  É hora de escrever, não de revisar

Quando você se sentar para escrever um livro, escreva, escreva, escreva e só depois revise. Fazer correções, ou aperfeiçoamento, pode tirar de você toda a inspiração e até mesmo causar o temido Bloqueio Criativo, um mal que quase sempre é aliado da procrastinação. 

Se esse também é o seu problema, então assista ao meu vídeo “Bloqueio Criativo: como vencê-lo”.

10. Sim, o descanso é bem-vindo!

Estabeleça dias de descanso,  aqueles em que toda procrastinação é permitida. Dê  preferência àqueles dias da semana que você sabe que tem menos energia. Talvez, para alguns, escrever um livro no sábado seja melhor do que numa segunda-feira. 

Com essas 10 dicas de como escrever um livro sem procrastinar, logo você terá uma obra própria, para chamar de “sua”.  Vai ver como isso é incrível!

E que tal essa obra ser um suspense policial? Clique aqui e aprenda com uma super autora nacional desse gênero literário, a Rebeka Prez.

 Se o universo literário também é o seu mundo, fique ligado em todas as dicas que compartilho, acompanhe meu Canal no YouTube e me siga no Instagram também (@autoralarissamolina).

Deixe seu comentário, conte pra mim qual das suas ideias engavetadas você irá colocar em prática depois desse post!

Um beijo e boa sorte, querido escritor!


Processando…
Seu e-mail foi inscrito com sucesso! Obrigada.

5 respostas para “Como escrever um livro sem procrastinar: 10 dicas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s