Autógrafo: 6 frases para usar no seu livro e outras dicas

Você já parou para pensar em como autografar seu livro durante sua — tão sonhada — noite de autógrafos?  Pois bem, 15 anos foi o tempo que eu esperei para realizar esse sonho e ele aconteceu na livraria Nobel do Shopping Piracicaba, onde recebi mais de 200 pessoas no lançamento da “A Intocável – Um amor, um pacto, uma renúncia“. Posso garantir que, em meio a tantas emoções, embora essa tarefa seja simples, ela pode nos pegar de surpresa, afinal, o que realmente devemos escrever ao nosso leitor?


“A Intocável”, livro de minha autoria e de Vivian Limongi, traz a história de um famoso CEO argentino, Aimon Gonzalez, que, depois de perder sua esposa, vê-se diante da possibilidade de um novo recomeço ao conhecer Alicia Maltez, estilista em sua própria empresa.

É comum recebermos nossos amigos e familiares nesse dia, os quais com muito carinho irão nos prestigiar. Porém, esteja preparado para essa belíssima notícia: não é incomum que você conheça um novo leitor nesse dia que, ao visitar a livraria em busca de um livro para compra, depare-se com o seu evento e se interesse pela sua obra. Então, você precisa saber o que escrever tanto para ele, quanto para aqueles que são próximos a você. Ah! E se quiser saber como chamar a atenção desses clientes que entrarão na livraria sem pretensão de participar do seu evento, acesse o vídeo “Como fazer uma noite de autógrafos de sucesso e gastando pouco” em meu Canal do Youtube:

Como autografar seu livro?

Uma boa saída é elaborar, na tranquilidade da sua casa, ao menos cinco pequenas frases que poderão ser utilizadas aleatoriamente durante o lançamento. Você pode buscar, inclusive, inspiração em sua própria história. No meu caso, por exemplo, durante a noite de autógrafos de “A Intocável – Um amor, um pacto, uma renúncia”, por se tratar de uma trama em que o personagem necessita recomeçar a sua vida depois de uma grande perda, o falecimento de sua esposa, eu busquei formular frases que remetessem ao poder do recomeço e do amor. Como:

“Que a história de Aimon e Alicia inspire recomeços”

“Que essa história te inspire a viver o que há de melhor: o amor”

Em seguida, assine seu próprio nome e identifique a data do evento.

Mais de 200 pessoas prestigiaram a noite de lançamento de “A Intocável”

Aos familiares e amigos, você poderá fazer uma breve dedicatória destacando o que eles representam na sua vida e naquele momento tão importante para você, porque é a realização de seu sonho ou, então, uma grande conquista profissional.  E lembre-se: seja breve. Agora não é hora de escrever um livro, mas um autógrafo. 😉


6 ideias de autógrafo para o seu livro

Deixo aqui algumas frases que se encaixam em quaisquer livros:

  • “Desejo que a história de (nome do seu personagem principal, ou casal principal) toque/cative/conquiste o seu coração”;
  • “Para mim, é uma alegria/honra/privilégio contar com sua leitura”;
  • “Que (nome do livro) seja uma viagem encantadora”;
  • “Obrigado (a) por acreditar nesse meu sonho e prestigiar a minha conquista”;
  • Para um novo leitor: “Adorei te conhecer! Que possamos nos encontrar também em outras histórias”;
  • “Ninguém conquista a realização de um sonho/ objetivo sozinho, por isso nunca me esquecerei de seu apoio ”.

A caneta ideal para autografar

Existem muitos detalhes a serem pensados no dia do lançamento e um deles é sobre a caneta que você irá utilizar. Não se esqueça de que ela aparecerá em destaque nas fotos e, além disso, vai cooperar (ou não) com a sua caligrafia. Portanto, é hora de escolhê-la com muita atenção.

Cada pessoa se dá bem com um tipo de caneta, algumas preferem a de ponta fina, outras, as de ponta grossa, e ainda existem as de corpo estreito e aquelas mais rechonchudas. É importante escolher para esse grande dia aquele estilo com que você já está acostumado. Afinal de contas, além de te trazer segurança na hora de escrever, também irá cooperar com a sua caligrafia e o seu conforto. Procure desde já aquela que seja a sua melhor escolha, teste-a e não esqueça de levá-la no dia. 

Na noite de autógrafos, lembre-se:

No dia do lançamento é normal que estejamos apreensivos e também muito emocionados, na verdade, é uma deliciosa mistura de sensações. Por isso, seria natural se naquele momento tão importante para você e para o seu leitor, por acidente, você se esquecesse do nome dele — mesmo já o conhecendo há um bom tempo. Para se proteger contra essa indelicadeza, converse com a livraria em que você irá realizar o evento. Solicite que, ao vender a sua obra, já questionem o leitor em relação a quem deve ser direcionada a dedicatória e a correta grafia do nome. Assim, quando o livro chegar em suas mãos, você já encontrará um pequeno papel com todos esses detalhes. Esse simples favor vai te ajudar muito, acredite!  

Um beijo e boa sorte! ❤

4 respostas para “Autógrafo: 6 frases para usar no seu livro e outras dicas”

    1. Oiii Fernanda, tudo bem?
      Fico muito feliz com sua visita e ainda mais por saber que minhas dicas foram úteis. De acordo com o que relatou, talvez o vídeo “Como fazer uma noite de autógrafos de sucesso e gastando pouco”, disponível em meu no YouTube, seja até mais interessante para você, pois comento sobre as atrações que levei para o meu evento, como uma dança de tango, etc. Acesse: https://youtu.be/yKmCa4lX8pI

      Vou adorar te ajudar por lá também!

      Beijos 😄

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s